Search
terça-feira 12 dezembro 2017
  • :
  • :
Última Atualização
Banda islandesa rSigur Rós reuniu cerca de 7 mil no Espaço das Américas, em edição do Popload Gig É uma cena difícil de imaginar: um artista islandês lotando praticamente todos os 7 mil lugares de uma casa como o Espaço das Américas, em São Paulo. E não se trata da consagrada Björk e nem dos “queridinhos” do Lollapalooza Of Monsters and Men, que já esteve no Brasil duas vezes recentemente. O grupo em questão é o Sigur Rós, um (agora) trio de post rock/post punk cultuado mundialmente e que retornou ao Brasil após 16 anos da passagem anterior. O show, uma “edição de luxo” do Popload Gig, foi uma espécie de encontro ritualístico, que pouco teve de interação e agitação, mas no qual os presentes puderam compartilhar da atmosfera reflexiva criada pelas sonoridades estendidas e os cenários iluminados dos europeus. As estruturas foram fundamentais para o show. Havia diversos bastões e construções que mudaram de brilho e entonação conforme a canção apresentada e o telão foi uma atração complementar, exibindo tanto gravações de cenários filmados quanto animações baseadas em formas geométricas, variando cores e dimensões de profundidade. Até por isso (a impossibilidade de trazer a estrutura completa de show), a banda demorou a vir ao Brasil, segundo os integrantes revelaram em entrevista ao Estado de S. Paulo. Com os estímulos visuais, o show do Sigur Rós foi praticamente “silencioso” por parte do público. Ninguém cantou junto – até porque praticamente ninguém entende islandês ou “vonlenska”, língua criada pelo líder da banda, Jónsi Birgisson – e os gritos vinham normalmente quando as canções acabavam ou quando mudavam drasticamente de direção para um momento de maior agitação. O próprio vocalista e guitarrista até interpretou algumas das poesias, mas o jeito que ele abordou e costuma abordar os vocais acabou fazendo do microfone praticamente um instrumento adicional na sonoridade dos islandeses.

Ed Sheeran foi o artista mais ouvido de 2017 em plataformas de streaming

Ed Sheeeran teve a música mais tocada no aplicativo Spotify. Foto: Divulgação

Mesmo recebendo apenas duas indicações e ficando de fora das principais categorias do Grammy 2018, o cantor Ed Sheeran dominou as plataformas de streaming neste ano. O britânico foi o artista mais ouvido no Spotify no mundo, com 6,3 milhões de reproduções de suas músicas. No Brasil, ele ficou em sexto lugar.

A música mais ouvida no mundo e no Brasil também é dele: “Shape of You” foi reproduzida 1,4 bilhão de vezes. No Youtube, seu clipe acumula mais de 2,8 bilhões de visualizações. Preferido dos ouvintes ao redor do mundo, o álbum “Divide”, lançado em março, foi reproduzido 3,1 bilhões de vezes. No Brasil, ficou na sétima posição.

Entre as mulheres, a cantora Rihanna manteve o primeiro lugar em relação ao ano passado como a mais ouvida, seguida por Taylor Swift e Selena Gomez.

A música “Despacito” -cujo vídeo foi o mais assistido na história do Youtube, do porto-riquenho Luis Fonsi e com as participações de Daddy Yankee e Justin Bieber- foi a segunda mais ouvida no mundo, seguida em terceiro pela versão original.

A dupla sertaneja Matheus & Kauan foi a preferida entre os ouvintes brasileiros. O álbum mais recente deles, “Na Praia 2”, foi também o mais reproduzido no país.

Confira a lista dos artistas mais ouvidos no Spotify em 2017

NO MUNDO
ARTISTAS MAIS OUVIDOS
1. Ed Sheeran
2. Drake
3. The Weeknd
4. Kendrick Lamar
5. The Chainsmokers

MÚSICAS MAIS OUVIDAS
1. “Shape of You”, Ed Sheeran
2. “Despacito (remix), Luis Fonsi e Daddy Yankee feat. Justin Bieber
3. “Despacito”, Luis Fonsi e Daddy Yankee

ÁLBUNS MAIS OUVIDOS
1. “Divide”, Ed Sheeran
2. “More Life”, Drake
3. “DAMN.”, Kendrick Lamar
4. “Starboy”, The Weeknd
5. “Stoney”, Post Malone

NO BRASIL
ARTISTAS MAIS OUVIDOS
1. Matheus & Kauan
2. Jorge & Mateus
3. Henrique & Juliano
4. Marília Mendonça
5. Wesley Safadão

MÚSICAS MAIS OUVIDAS
1. “Shape of You”, Ed Sheeran
2. “Hear me Now”, Alok
3. “Vidinha de Balada (Ao Vivo)”, Henrique & Juliano
4. “Te assumi pro Brasil (Ao Vivo)”, Matheus & Kauan
5. “Sua Cara (feat. Anitta & Pabllo Vitar)”, Major Lazer

ÁLBUNS MAIS OUVIDOS
1. “Na Praia 2”, Matheus & Kauan
2. “Como Sempre Feito Nunca (Ao Vivo)”, Jorge & Mateus
3. “Realidade (Ao Vivo em Manaus)”, Marília Mendonça
4. “Marília Mendonça Ao Vivo”, Marília Mendonça
5. ” O Céu Explica Tudo (Ao Vivo)”, Henrique & Juliano




  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *